150 dias!... É quanto tempo tem uma licença de maternidade (já esticada!!) cá em Portugal.
A minha acabou ontem!
Já? O.o
E parece que começou ontem.
150 dias nem 5 meses são, caramba... A OMS recomenda amamentar em exclusivo até aos 6 meses, ora isto faz com que as mães que o queiram fazer, e que são obrigadas a regressar ao trabalho, se tornem reféns da bomba. Ai quem me dera ser norueguesa...
Não estou a deprimir como da outra vez... No meio de já muito drama, sinto-me uma afortunada. Felizmente, pude optar por pedir uma licença sem vencimento e posso ficar mais uns tempos com o Edgar, para o amamentar em exclusivo até aos 6 meses e para lhe dar as primeiras sopas. E para aproveitar mais um bocadinho o meu bebé porque, a bem dizer, por cá, quem se consola são as educadoras/auxiliares.
A verdade é que, a licença sem vencimento, não foi bem uma opção mas sim uma imposição ditada pelas novas regras da fct aos bolseiros de doutoramento. Mas, passando agora a parte do drama à frente, até veio a calhar!
Começa uma nova ginástica financeira, acaba uma etapa e começa outra... aos pouquinhos... que esta, agora, já não será só de puro prazer mas de muito trabalho árduo.
Que a força esteja comigo!! ;)